Aviso Importante
Declaração
Declaro para os devidos de direito que o programa de Diplomação de Escola Credenciada ANAFIQ, é um programa de instrutória para formação complementar em Quiropraxia ou ensino continuado de no mínimo 2 anos com vários módulos de instrutória no fim de semana, destinado a Fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia do último ano, visando uma capacitação baseada na pratica clínica e na experiência de gestão de pacientes baseado na formação quiropráxica original.
Este programa não se caracteriza como pós-graduação lato sensu e sim como um programa de ensino continuado ou formação complementar. É possível que este profissional seguindo as resoluções do COFFITO obtenha o título de especialista profissional utilizando as formações obtidas pelas instituições e escolas idôneas e que tenham princípios pedagógicos recomendados pelas associações e pela autarquia pública.
Sobre o título de especialista:
Conforme as resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia, o fisioterapeuta somente pode ser titulado Especialista Profissional em Quiropraxia após concluir sua formação complementar que pode ser de diferentes formados, ter experiência clínica de dois anos, após a graduação e ser aprovado em concurso público, prova de conhecimento e sim obter o título de Especialista fornecido pelo COFFITO. Esclarecemos ainda que apenas a pós-graduação LATO Sensu que academicamente define o título de especialista acadêmico, não autoriza o fisioterapeuta a utilizar a identificação de Especialista em divulgação ou consultório. Como já mencionado necessita realizar o concurso do COFFITO e seguir as normas.
Os programas de Diplomação da ANAFIQ estão entre os que mais aprovam especialistas junto a prova do COFFITO.
Informamos que o certificado de Diplomação poderá ser registrado junto a ANAFIQ com o interesse do aluno através das escolas credenciadas que formaram este aluno, abrindo possibilidade de acrescentar mais horas do PEC de ensino continuado de outras formações devidamente registradas pela ANAFIQ, tudo isso obedecendo programa pedagógico mínimo. De qualquer modo as escolas credenciadas se obrigam a seguir todas as normativas da ANAFIQ, quanto a professores currículo e prática supervisionada que é obrigatória.
Novo Hamburgo – RS, 02 de maio de 2022.
Presidência ANAFIQ