O período gestacional e uma fase maravilhosa da vida!
Durante esta fase ocorrem mudanças importantes como alterações hormonais, emocionais e físicas provocando a sensação que por vezes parecem uma montanha russa.
Uma das coisas que podemos fazer é auxiliar as mamães a passarem por este período com uma melhor qualidade de vida e com mais conforto, aproveitando toda a sua gestação.
A Quiropraxia pode ser aplicadas no período pré-natal de forma segura, gentil e efetiva para o corpo da mamãe e para o Bebê também.
São muito importante para a restauração das funções orgânicas da mamãe como o funcionamento dos órgãos e vísceras, que podem estar sofrendo um pouquinho pela alteração do volume do abdômen, e também para um bom alinhamento da pelve, e da sua coluna vertebral.
1. Ganho de peso:
O aumento do peso principalmente na região do abdômen provoca um aumento significativo sobre os discos intervertebrais e suas articulações.
Alterações posturais tendem a “puxar” a coluna lombar para frente acentuando a curvatura lombar, assim podemos ajudar a mamãe se adaptar melhor com o crescimento da barriga.
2. Alterações posturais
Como mencionei anteriormente as mudanças na postura lombar e pélvica pela alteração dos ligamentos podem causar dor lombar e pélvica para a mãe, mas é preciso lembrar que a coluna não é segmentada, devido a este fator, alterações na coluna torácica como a hipercifose , ou alterações cervicais como a anteriorização da cabeça também podem trazer desconfortos para o corpo da mulher.
Ajustes suaves podem ajudar na mobilidade, flexibilidade e na diminuição das pressões sobre as articulações ou vísceras do abdômen e pélvica.
3. Mudanças na marcha e nos movimentos pélvicos.
Durante a gestação, especificamente durante o 2 ou 3 trimestre quando o Bebê ganha mais peso e já começa a se preparar para o nascimento encaixando na pelve, então a partir deste momento o movimento do osso Sacral começa a ser limitado para se movimentar livremente, a mãe começa a aumemtar a sua base de apoio, para equilibras-se melhor.