Neste dia 10 de dezembro de 2020, a ANAFIQ, através do ICV, emite ao Dr. Gilberto Costa Jr. A certificação de Diplomação Master em Quiropraxia. Nos últimos quatro anos Dr. Gilberto foi o único especialista que obteve esta titulação perante a ANAFIQ. Sua trajetória na Quiropraxia iniciou com o Pós Graduação Lato Sensu em Quiropraxia, logo após aprofundando seus estudos em 2016, recebeu a certificação de Diplomado em Quiropraxia pelo ICV/ANAFIQ, recebeu o título de especialista pelo COFFITO emitido pela ANAFIQ e na presente data, 4 anos após receber a primeira diplomação, obteve a Diplomação Master em Quiropraxia do ICV/ANAFIQ, com 1500 h de formação com diversas disciplinas cursadas, prática clínica, docente e tendo realizado estágio supervisionado em Novo Hamburgo na sede do ICV.
Na prática supervisionada teve a oportunidade de acompanhar diversas consultas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em Quiropraxia e Reabilitação Traumato-ortopédica, com pacientes com quadros complexos de gravidade. Nesta prática final realizou avaliações clínicas, práticas e teóricas. Desenvolveu atividades na prescrição terapêutica, na análise e solicitação de exames complementares e apresentou seminário final de estudos de caso que será apresentado no I Meeting de Quiropraxia de Piracicaba em janeiro de 2020.
O Instituto Coluna Vertebral parabeniza o Dr. Gilberto Costa Jr, pela obtenção de sua Diplomação Master em Quiropraxia, o mais elevado patamar de certificação em quiropraxia do Brasil para Fisioterapeutas, na área Clínica. Desejamos boa sorte na sua próxima fase em obter a certificação em Filosofia Quiropraxica do The Fountainhead Chiropractic em parceria com a ANAFIQ alcançando certificação de 2000 h e desenvolvendo sua tese filosófica homologada pela ANAFIQ e pelo ICV.

Atualização de critérios mínimos para a Diplomação em Quiropraxia

Na presente data a ANAFIQ, Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia, publica os critérios atualizados de formação complementar em Quiropraxia. A nova norma tem efeito somente para os registros de formação que iniciarem a partir de dezembro de 2021. Os registros anteriores a esta data com 500 h serão ainda reconhecidos pela entidade e os membros que iniciaram formação serão devidamente diplomados pela entidade. Os programas de Diplomação e PEC a partir de dezembro de 2021 deverão ter no mínimo 750 h e conteúdo de gestão clínica. Serão adicionados conteúdos teóricos de fundamentos e filosofia quiropráxica, gerenciamento clínico, habilidades clínicas, avaliação musculoesquelética e prática clínica de quiropraxia baseada em evidências. São mantidas as obrigações de realização de estudo de caso clínico e radiológico e os alunos deverão mandatoriamente realizar prova de conhecimentos final teórica e prática, bem como prática supervisionada de no mínimo 150 h.

A formação ideal recomendada proposta é de 1500 h, como Diplomação Master e haverá ainda a certificação especial de 2000 h. Deve incluir componentes de radiologia e imagenologia bem como exames complementares. Está normativa se aplica para programa de ensino continuado ou formação consolidada em regime de curso único certificando como Diplomação em Quiropraxia. As disciplinas próprias devem continuar a ser ministradas somente por Diplomados devidamente credenciados a ANAFIQ e vinculados a uma escola credenciada coordenada por um Diplomado de 1500 h.

A Anafiq ressalta ainda que a atuação e divulgação especializada em Quiropraxia por fisioterapeutas deve ser anunciada somente com a Diplomação Completa, mas considera em formações menores a formação do Fisioterapeuta com técnicas manipulativas com a denominação de Fisioterapeuta Manipulativo. Esta instituição chama a atenção sobre a existência de IMPERÍCIA de profissionais que advém de formações inadequadas que põe em risco a população. A ANAFIQ se manifesta contrária a instituições e associações que certificam cursos de Quiropraxia com carga horária menor, considerando este um comportamento meramente comercial.

A atuação em Quiropraxia antes de tudo deve ser segura e legítima em seus princípios filosóficos, não oferecendo qualquer risco a população.